Como ler a Bíblia


Como ler a B?blia

Como ler a Bíblia nos dia atuais? Um desafio proposta para a humanidade, em que tudo está se cumprindo. Vemos que no livro de Daniel diz que a ciência se multiplicaria, as pessoas correrão de um lado para o outro. É exatamente que vemos nos nossos dias as pessoas já não tem tempo para buscar a Deus, principalmente de ler a sua Palavra. As pessoas encontram tempo para tudo menos para ler a Palavra de Deus.

A Bíblia é uma biblioteca composta de 66 livros, que foram escritos em épocas distantes e diferentes. Por ser escrita por diversos escritores se torna já motivo de contenda, não aceitação da Palavra, discórdia da escrita ou do escritor. Mas é preciso entender que toda a Bíblia, apesar de serem escritas por escritores diferentes, foi inspirada por único autor: o ESPÍRITO SANTO de Deus.

Ou seja, toda bíblia foi inspirada por revelação divina. Por tanto se torna bem mais fácil, agrável a leitura da palavra de Deus quanto se tem esta compreensão.

Muitos começam a ler e desistem por achar complexo, difícil entendimento. Mas quando se procura ler em espírito, estes diferentes livros de épocas diferentes começam a dar sentido a alguma coisa ou sentido aquilo que Deus quer falar ao seu coração. Pelo espírito Deus revela os mistérios, os segredos que a palavra propõe. Em esp?rito todos que lêem chegam ao mesmo destino, objetivo que é Salvação para o Homem em Cristo JESUS.

Os livros começam a esclarecer tudo que é da vontade de Deus para o homem. Ler a bíblia é algo maravilhoso quando se descrobre o seu autor está vivo e reina eternamente. Que somente ao ler a bíblia podemos ver que quem fala é Deus não os escritores.

Leia a Bíblia!

Segue abaixo uma proposta de leitura para você conhecer ou até se intimidar com a palavra de Deus:

1º) O Evangelho de Joã?o: ?Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que crendo tenhais a vida em seu nome? (Jo 20,31). Apresenta ensinamentos, milagres e fatos da vida de Jesus para que não fique dúvidas quanto à sua identidade: Ele é o Cristo, o Messias esperado, o enviado do Pai.

2º) Primeira Carta de João: ela dará a você a certeza da salvação e o fará saber que Deus o amou e o escolheu. Uma escolha gratuita, amorosa, sem merecimento! É a mais linda realidade da vida.

3º) O Evangelho de Marcos: Apresenta uma visão global de toda a vida de Jesus. Vida que ele apresenta como SERVO.

4º) As Cartas de Paulo a umm povo ou pessoa: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, 1ª e 2ª Carta aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª Carta a Timóteo, Tito e Filêmon. São Cartas que Paulo enviou às comunidades que ele mesmo iniciou e consolidou. Estando distante destas comunidades, ele complementa o seu trabalho através dessas Cartas. Devem mesmo ser lidas como cartas, com come?o (introdução/saudação), meio e fim (despedida).

5º) O Evangelho de Lucas: Jesus é apresentado como Filho do Homem, e também apresenta narrativas mais detalhadas dos eventos que precederam o nascimento de Jesus e sua infância.

6º) Os Atos dos Apóstolos: É a continuação natural do Evangelho de Lucas, narrando a poderosa ação do Espírito Santo na vida dos apóstolos após a subida de Jesus ao céu, levando-os a dar início à Igreja de Jesus. Revela as ações e os prodígios realizados por homens e mulheres muito simples mas cheios do Espírito Santo.

7º) A Carta de Paulo aos Romanos: É a carta mais rica em ensinamentos doutrinários. Apresenta um vibrante ensinamento sobre a salvação gratuita que nos é dada mediante a fé.

8º) Os demais livros do Novo Testamento: O Evangelho de Mateus, a 1ª e 2ª Carta aos Coríntios, Hebreus, a Carta de Tiago, as 1ª e 2ª Carta de Pedro, a 3ª Carta de João e a Carta de Judas. Por fim, o Apocalipse de São João, o livro da revelação. Tire da cabeça que esse é um livro complicado e difícil de se entender.

9º) Os livros do Antigo Testamento: Tendo lido todos os livros do Novo Testamento, o leitor já terá uma boa base para poder ler e entender o Antigo Testamento.




                                                                       Voltar a home